Novo SUV Volkswagen Tera 2026 Chega com Preço Agressivo e DNA de Sucesso
O Volkswagen Tera finalmente desembarca no Brasil, trazendo consigo a responsabilidade de ser um divisor de águas para a marca, tal como foram o Fusca e o Gol. Este novo SUV compacto entra na briga com foco no Fiat Pulse e Renault Kardian, mas com potencial para atrair consumidores de outros segmentos, graças a uma estratégia de preços e versões bem definida para a linha 2026.
A Volkswagen posicionou o Tera de forma competitiva, com a versão de entrada, Tera MPI, partindo de R$ 99.990. Este valor, no entanto, é promocional e limitado às primeiras 999 unidades vendidas.
Após esse período inicial, o preço da versão de acesso subirá para R$ 103.990. A gama se completa com as versões Tera TSI MT por R$ 116.990, Tera Comfort TSI AT por R$ 126.990, e a topo de linha Tera High TSI AT por R$ 139.990. Há ainda uma edição especial, a Tera High TSI AT Outfit The Town, por R$ 142.990.
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Essa faixa de preços coloca o Tera em um combate direto com seus principais concorrentes, oferecendo uma gama variada para atender diferentes perfis de consumidores. A expectativa da marca é que o modelo se torne um novo campeão de vendas, repetindo o sucesso de seus antecessores mais icônicos. A chegada às concessionárias está prevista para 5 de junho.

Com essa ofensiva de preços, especialmente na versão de entrada, a Volkswagen busca atrair um público que talvez não considerasse um SUV da marca anteriormente. A estratégia é clara: ganhar volume e conquistar uma fatia significativa do aquecido mercado de utilitários esportivos compactos.
Design e Dimensões
O visual do Volkswagen Tera 2026 buscou inspiração no novo Tiguan, conferindo ao SUV compacto um ar de sofisticação e robustez. A dianteira se destaca pelo capô elevado e uma grade com trama ascendente, que eleva visualmente o conjunto. Um ponto forte é a presença de faróis full-LED desde a versão mais básica, MPI, garantindo boa iluminação e um toque moderno, dispensando faróis de neblina.

Em termos de dimensões, o Tera mede 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura (sem espelhos) e 1,50 m de altura (a versão MPI é ligeiramente mais baixa, com 1,47 m). O entre-eixos é de 2,57 m. Essas medidas o colocam como maior em comprimento que Pulse e Kardian, porém um pouco mais baixo. No entre-eixos, supera o Fiat, mas fica atrás do Renault.
A traseira também exibe um design imponente, com vincos e volumes que transmitem largura. As lanternas, embora pequenas, contam com a função click-clack, uma sofisticação antes vista em modelos superiores como Tiguan e Passat. O porta-malas oferece 350 litros (padrão VDA), mas no padrão de volume teórico, usado para comparação com o Pulse, chega a 407 litros, posicionando-se bem frente aos 410 litros do Kardian e 370 litros do Pulse. De lado, a coluna C larga e os vincos nos para-lamas são os destaques.
Interior e Tecnologia
Saiba Mais:
Por dentro, o Tera apresenta um layout distinto de seus “irmãos” Nivus e T-Cross. A tela da central multimídia parece apoiada sobre o painel, e as saídas de ar laterais possuem formatos irregulares, conferindo personalidade à cabine. O quadro de instrumentos digital é item de série em todas as versões, variando de tamanho conforme a configuração escolhida.

A Volkswagen também investiu em acabamentos variados, com uma mescla de materiais e texturas, incluindo uma faixa macia no painel e luz ambiente em versões superiores. Outra novidade importante é a estreia do assistente virtual Otto. Similar à Siri ou Alexa, o Otto pode auxiliar com diversas funções e informações do veículo, inclusive respondendo a dúvidas sobre o manual do carro. Este sistema é de série na versão High e opcional para Comfort e TSI.
Além disso, o Tera oferece serviços conectados através de um aplicativo. Com ele, o proprietário pode realizar funções como travar e destravar o veículo remotamente, além de verificar informações como nível de combustível, autonomia e localização do carro. Esses recursos tecnológicos buscam oferecer uma experiência mais integrada e conveniente para o usuário.
Motorização e Desempenho
O Volkswagen Tera 2026 chega com três configurações mecânicas distintas, todas herdadas do Polo. A versão de entrada, Tera MPI, é equipada com o motor 1.0 aspirado de 84 cv (etanol) e 10,3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Segundo a VW, esta configuração acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos com etanol.
Para quem busca mais fôlego, a versão Tera TSI MT traz o motor 1.0 turbo (170 TSI), que entrega 116 cv (etanol) e 16,8 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco marchas. Esta é a opção mais ágil da linha, cumprindo o 0 a 100 km/h em 10,1 segundos (etanol). É uma excelente pedida para quem valoriza uma condução mais espirituosa sem abrir mão da economia.
As versões Tera Comfort TSI AT e Tera High TSI AT utilizam o mesmo motor 1.0 turbo de 116 cv, mas associado a um câmbio automático de seis velocidades. Nesta configuração, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos (etanol). Essa combinação visa oferecer um equilíbrio entre desempenho satisfatório para o uso urbano e rodoviário, com o conforto da transmissão automática.

Principais Equipamentos por Versão
Desde a versão de entrada MPI, o Tera já vem bem equipado. São destaques os seis airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, faróis e lanternas de LED, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros e a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas. As rodas são de aço aro 15 com calotas.
Subindo para a Tera TSI MT, o modelo adiciona rodas de aro 16 com calotas (liga leve são opcionais), alarme, frenagem pós-colisão e aplique de tecido no painel. A Tera Comfort TSI AT incrementa com rodas de liga leve aro 16 diamantadas, câmbio automático de seis marchas, piloto automático adaptativo (ACC) e borboletas para trocas sequenciais no volante.
A topo de linha Tera High TSI AT é a mais recheada, trazendo rodas de liga leve aro 17 diamantadas, iluminação ambiente, ar-condicionado digital “Climatronic Touch”, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, bancos revestidos em vinil, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e carregador de smartphone por indução. O pacote ADAS, com assistente de faixa e detector de pontos cegos, é opcional.
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